08/11/2010

brincar: verbo intransitivo

certo dia perguntei a minha filha de que ela havia brincado na escola. parou, me olhou como se eu houvesse perguntado a maior asneira do mundo e me respondeu:
-eu brinquei de brincar, ué!
ela tinha quase quatro anos nessa época. e criança pequena brinca assim mesmo, de se esparramar pelo mundo, sem fronteiras e sem encrencas. quando têm por volta de cinco anos, começam a planejar as brincadeiras, brincar de bombeiro, de motorista de ônibus, de restaurante. as brincadeiras têm um planejar e uma montagem até mais importantes que o próprio brincar. planejar e montar a brincadeira é o barato. só que antes de descobrirem esta nova faceta das possibilidades de brincadeiras, elas passam um tempo meio pasmadas, entediadas, sem saber o que fazer. até que algum coleguinha a chama para planejar a brincadeira. só que algumas escolas interpretam esta pasmaceira como uma precoce maturidade escolar e enfiam o coitadinho na sala d aula para aprender a escrever e contar. quado na verdade deveriam se preocupar com a mudança da regência verbal do verbo brincar. por volta dos cinco anos ele passa de intransitivo para transitivo indireto.
-vamos brincar de quê?

Nenhum comentário: